A Entre Aspas
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2014
Da ligação de duas professoras com um objetivo comum, foi criado um projeto educativo que ambicionava a criação de uma sala de estudo. Como muitos imaginam, o primeiro ano de qualquer empresa é sempre desafiante e, no nosso caso, não foi diferente. Contudo, a minha maior prova de resiliência surge pouco tempo depois.
Olá, eu sou Ana e convido-o a navegar na história do meu projeto de vida.
Inovar com valor como Estratégia para o sucesso escolar
“Quem desiste descansa. Quem persiste alcança.”
Desde cedo tive a pretensão de querer ensinar. Os meus pais recordam com emoção os momentos em que davam comigo alinhando as minhas bonecas em jeito de sala de aula e distribuindo tarefas para os meus “alunos” de então. A verdade é que sempre quis ser professora e isso fez com que nunca desistisse dos meus objetivos, das minhas metas e ambições. Foram muitos, e ainda são, os desafios que colocaram à prova a minha capacidade de superação, tal e qual os desafios que os nossos alunos encontram nas suas atividades escolares . É daqui que nasce uma paixão que permite contribuir para que todos os alunos alcancem os resultados pretendidos, é algo único e que me dá um alento enorme. Mais do que uma paixão, ensinar é um processo complexo em que o dar e receber se encontram interligados, dificilmente se conseguirá dissociar o ensinar do aprender! Ensinar não se resume à transmissão de conhecimentos, é observar, compreender, auxiliar, guiar… é um processo contínuo que exige uma adaptação constante e muita dedicação.Professora Ana Almeida
Se é Encarregado de Educação, esta mensagem é para si!
Já pensou como seria se tivesse de voltar aos tempos de escola?
Seguramente seriam tempos com preocupações bem diferentes daquelas que, como pai/mãe, tem atualmente. Como aluno, as ambições começam com aquilo que se “quer ser quando for grande”, embora pareça um futuro longínquo e que as atitudes de agora não se repercutem amanhã. O momento é mais focado no viver o dia de hoje, rodeado de amigos e de diversão.
Porém, não significa que não possam existir desafios, seja pela influência das redes sociais; pela pressão de ser o melhor, ou de quererem que o seja; pelo aborrecimento que, por vezes, é ir para a escola, ou porque não se identifica com a turma/ colegas, ou porque é demasiado introvertido, enfim… um conjunto de fatores que, muitas vezes, se encontra na origem da falta de motivação, da falta de autoestima, da procrastinação. Mas isto, nem sempre tem de ser assim.
O compromisso que assumimos perante pais, encarregados de educação e todos os alunos da Entre Aspas, visa contrariar esta tendência através de uma cultura de ensino que permite potenciar a melhoria dos processos de aprendizagem, que se foca no qualidade do serviço prestado ao aluno e não na quantidade de alunos.
Política da Qualidade
Uma educação com qualidade é aquela que organiza os seus recursos de forma mais efetiva, em resposta às necessidades dos seus alunos, com segurança, eficiência e eficácia, e de acordo com padrões de elevado nível de respeito pelos alunos.
Missão
Acompanhar e orientar o estudo, criar hábitos e métodos de trabalho, esclarecer dúvidas com objetividade e promover o desenvolvimento de competências específicas, com vista à contínua melhoria dos resultados escolares.
Visão
Mais do que uma sala de estudo, a Entre Aspas pretende ser vista como um parceiro líder, inovador, sustentável e motivador. Um espaço de harmonia com foco no aluno e na qualidade do serviço prestado. Um espaço de referência na prestação de serviços de ensino.
Valores
Qualidade – Assumir um compromisso com as necessidades e expectativas dos alunos. Competência – Ter um conhecimento profundo em todas as áreas do saber. Ética – Atuar de forma íntegra, paciente e dinâmica. Credibilidade – Receber a confiança e o reconhecimento de todas as partes interessadas, internas e externas.
As nossas instalações
Em 2020 abrimos as novas instalações, construídas observando todas as necessidades para a prática educativa. Contam com quatro salas de aula, com lotação entre os 12 e os 16 alunos, instalações sanitárias separadas por género e adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, receção, zona de atendimento reservado e zona de apoio a pequenas refeições.